top of page
Buscar
Foto do escritorjambianamaria

Testemunho!

Atualizado: 18 de mar. de 2021

Neste meu testemunho, tenho que começar assim… e no final vão perceber porquê! Houve uma música que me vinha à cabeça, muitas vezes. A música chama-se Tanto, da Aline Frazão. (não sei se posso fazer publicidade?!)


“É tanta luz aqui que até parece claridade

É tanto amigo aqui que até parece que é verdade

É tanta coisa aqui que até parece não há custo”…


Nos primeiros dias, nas minhas tentativas de escrita… saiu-me isto:

…”Já me apaixonei sim! Aqui, sinto-me! Talvez seja o início de uma paixão e por isso ferve muito.. é tanta coisa aqui! :) Ainda tenho muito tempo para perceber esta paixão e, quem sabe, virar amor?! Não sei ainda bem o que dizer ou descrever.. é tanta coisa aqui! :)”..

O tempo passou. Já lá vão 3 meses e meio e, esta experiencia de Voluntariado internacional de longa duração, foi… Forte! Foi… Tanto!

No primeiro mês, foram mais de 6 escolas visitadas, nelas.. várias turmas! Tantas crianças me passaram pelas “mãos”. Foi incrivelmente enriquecedor! Forte! Fortaleceu! Os sorrisos, nenhum se estranhou e todos se entranharam em mim. Sorrisos grandes, simples e sem motivo de ser… só de sentir!


Com a permissão do líder da vila, e uma “aprovada aceitação” do grupo de mulheres, desenvolvi durante os 2 meses e meio, atividades, 2x por semana, com mães e bebés (massagem para bebés/grávidas e outras relacionadas…). Nunca serei suficientemente capaz de descrever tudo o que aprendi ali. Tudo o que senti e o quão forte cresci! Espero guardar dentro de mim, para sempre, o sentimento que agora carrego!


No 2º mês, atividades com a comunidade. Crianças, professores, taxistas e.. “condutores”! Criamos com as crianças, uma série de atividades lúdicas. Entre elas, um teatro de fantoches, abrangendo o tema da segurança rodoviária. Foram semanas de uma exaustão e cansaço tão gratificante que terminou num festival, em que eles foram umas estrelas e brilharam tanto que ainda hoje essa luz ofusca em mim! Tenho tanto orgulho neles! Sedentos de aprender, sedentos de brilhar.. simplesmente porque sim! Guardo-os em mim!



Senti e aprendi que…

Quanto mais dás.. mais leve e livre tu és!

Quando vives com “pouco”… ganhas tempo para o, tanto!

Tanto! Que são as pessoas, os lugares, os olhares, o toque! A conversa! O sorriso! O abraço! O beijo! A música! A dança!

O som do nada…! A serena luminosidade do nascer do dia! O incrível lusco-fusco, que te dá a certeza de um novo amanhecer!

A cor! A clareza! O cheiro, e o sabor! A natureza! Podes fechar os olhos… sentir-te leve e levitar! Flutuar no imaginário da beleza das coisas, das crianças, das mulheres daquele lugar, que enroladas em tanta cor, só mostram o olhar!

O sentimento do teu EU! É tanto! És leve ali, voas para onde quiseres, e sempre sorris no fim!

Consegues perceber isto? Consegues voar? És assim tão leve? Livre e solto? Sabes sorrir de olhos fechados? Experimenta dar… carregar menos peso! Andar descalço, fechar os olhos e sorrir, ser leve e… voar!


Conseguem sentir o que vos escrevo?

Anda cá e vê! Chega perto, e fica!.. e depois diz me como é!

Senti e aprendi a viver, de uma forma simplesmente forte! Que o resultado final foi, um sentimento de leveza, simplicidade, e uma incrível liberdade! Daquelas coisas que não se explica. Mas que me marcou! Não havia caminho para fugir. Tinhas que ficar! África é forte! E marcou...! Tanto!

Sou muito grata por tudo o que esta experiência me proporcionou.

Sou hoje, muito mais rica do que era, e com muito menos! E a sensação é.. muito boa! :)



..”É tanto tempo aqui que até parece não há pressa

É tanta pressa aqui que até parece não há tempo

É tanto excesso aqui que até parece não há falta

É tanto muro aqui que até parece que é seguro

Tanto, tanto

Na embriaguez de encanto

É tanto "tanto faz"

Que ninguém sabe quem fez

Mundo gira mundo

Mundo vagabundo

Não olhe senão vês”..


Obrigada, Jambiani, Zanzibar, Tanzânia! (2018)

Até já...


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page